CINEMA E MOSTRA

 

A primeira mostra do projeto Matriz Cinema foi dedicada ao expressionismo alemão, reunindo quatro dos principais filmes desse movimento cinematográfico dos anos 20: "O gabinete do Dr. Caligari", "Fausto", "Caixa de Pandora" e "Nosferatu".
A mostra contou com os comentários do regente e compositor Wallace Armani, o qual fora narrador na Mostra 2002 de cinema alemão, da Sala Humberto Mauro, Palácio das Artes.

 

A segunda mostra apresentou os clássicos do cinema russo, através das obras de Serguei Eisenstein, um dos pioneiros no desenvolvimento da linguagem cinematográfica colocando a sua arte a serviço do ideal socialista. Foram exibidos os filmes Encouraçado Potemkim (foto), A Greve, Outubro e Alexander Nevsky.

 

No evento "Matriz 10 Anos", foi realizada a "Pequena Mostra do Cinema Expressionista Alemão", apresentando os filmes Gabinete do Dr. Galigari (1920, Direção: Robert Wiene), Golem (1920 - Direção: Paul Wegener) e Fausto (1926 - Direção: Murnau), com debates coordenados por Wallace Armani.


 

 

PRÓXIMA MOSTRA

À CONFIRMAR